Aumente a produtividade com boas soluçoes ergonômicas no ambiente de trabalho
Nao é necessário gastar muito dinheiro
Por Monte Enbysk
Quando executivos ouvem a palavra ergonomia, imediatamente pensam em dinheiro — quanto custará para equipar as estaçoes de trabalho dos funcionários com os novos recursos de prevençao a lesoes causadas no trabalho.
Nao é necessário gastar muito dinheiro em equipamentos
Nao é preciso muito dinheiro, e a saúde dos funcionários deve estar sempre em primeiro lugar, diz Dan Eisman, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de produtos da HealthyComputing.com, uma consultoria de ergonomia. Ajustes simples e indolores no ambiente de informática, como providenciar uma cadeira melhor ou elevar o monitor, podem sair barato e, ao mesmo tempo, reduzir muito o número de lesoes e ausencias de funcionários.
Deve ser prioridade de qualquer pessoa que trabalha em um computador e/ou emprega usuários de equipamentos de informática compreender como um mau posicionamento combinado com falta de intervalos no trabalho podem causar lesoes musculoesqueletais.
Em geral, as empresas nao precisam gastar muito dinheiro em equipamento — nem inspecionar completamente o local de trabalho, diz Eisman. "Mas se voce conhecer o assunto, saberá o que deve ser feito e o quanto gastar", completa. Ele aconselha os empregadores a conhecer o que causa a dor no punho e outras lesoes por esforço repetitivo e a dedicar tempo a observaçao e ao treinamento dos funcionários.
Como as pessoas vem em formatos e tamanhos diferentes, as soluçoes ergonômicas sao distintas. No entanto, existem algumas diretrizes gerais quando se trata de ficar sentado em frente a um computador por várias horas seguidas, dia após dia. Vamos analisar algumas delas:
Teclados: a posiçao do punho é o mais importante
A posiçao ideal para trabalhar no computador, segundo a maioria das pessoas, é sentado ereto ou levemente reclinado. Os ombros devem ficar retos, os braços devem cair junto ao corpo e os cotovelos devem estar em um ângulo de 90 graus (ou um pouco maior). Antebraços e maos devem ficar nivelados e as maos, relaxadas.
Assim, seus punhos ficarao em uma posiçao neutra — exatamente como deve ser, ensina Edie Adams, gerente de pesquisa do usuário da divisao de hardware da Microsoft. Quem digita com os punhos apontados para cima ou para baixo, ou estendidos para fora ou para dentro, está procurando problemas. Geralmente, isso significa que essas pessoas estao sentadas próximo ou distante demais, ou que estao usando um teclado inadequado.
Os teclados divididos — teclados ergonomicamente desenhados com um aclive no meio — estao cada vez mais populares, embora ainda constituam 10% do mercado. Segundo Adams, um dos motivos para seu crescente sucesso é o fato de assegurarem melhor a manutençao do punho na posiçao neutra. A Microsoft fabrica teclados retilíneos e divididos, mas Adams preve que mais usuários migrarao para o teclado dividido devido as suas vantagens ergonômicas.
"Nossa pesquisa indicou que existe maior chance de conforto com o teclado dividido", atesta ela. "Mas percebemos que 'conforto' é um termo subjetivo, e que também é perfeitamente possível estar confortável com um teclado plano".
Mouse: ele cabe na sua mao?
As maos se movimentam por todos os lados, bem como o mouse. O ideal é usar um mouse nao muito grande, nem muito pequeno, mas que se encaixe confortavelmente sobre a mao relaxada. A palma da mao deve estar em contato com o mouse, e sua base — o ponto onde começa o punho — deve ficar apoiada sobre a mesa.
Se voce está desdenhando dessas dicas, é melhor rever seus conceitos. Voce ficaria surpreso em saber quantas pessoas sofrem de dores nas maos e nos ombros por causa de um mouse inadequado.
Geralmente, um mouse com trackball é uma soluçao melhor para os usuários que sofrem de dores no ombro, avalia Eisman. Isso ocorre porque sao necessários menos movimentos para usá-lo. Para as pessoas que já tem histórico de dores na mao e no punho, uma boa idéia é usar um mouse operado por pedal, que elimina movimentos manuais cansativos. Para obter mais informaçoes, visite www.footmouse.com
Monitor: no nível dos olhos e com o mínimo de reflexao
Se posicionado incorretamente, o monitor do computador pode causar dor no pescoço e nos ombros e cansaço ocular.
Coloque-o diretamente a sua frente, a um braço de distância. O pescoço deve ficar reto, sem inclinar para frente. A parte superior da tela deve ficar no mesmo nível dos olhos do usuário. O monitor precisa ficar levemente inclinado para cima. Coloque pilhas de papel sob o equipamento, se necessário — e tenha cuidado ao usar notebooks em vez de equipamentos de mesa por longos períodos de tempo (veja abaixo).
Além disso, a luminosidade decorrente de um posicionamento ruim, seja oriunda de luz natural ou artificial, pode resultar em cansaço ocular e dor de cabeça. Reposicione o monitor e ajuste o tamanho e a cor da fonte, se necessário.
A HealthyComputing.com também recomenda colocar o monitor em um braço articulado se voce interage com outras pessoas freqüentemente e precisa virar o monitor para um lado ou outro. E sugere aos usuários seguir a "regra 20-6-20". "A cada 20 minutos de trabalho, desviar o olhar para um ponto a 6 metros do computador durante 20 segundos", explica Eisman. (Visite o site www.healthycomputing.com para obter mais dicas.)
Cadeira: o componente mais importante?
Uma boa cadeira pode ser a parte mais importante da estaçao de trabalho, já que ela é o item que mais afeta a posiçao do trabalhador. Uma cadeira ajustável, que permite ao usuário personalizar seu posicionamento, é uma escolha melhor em termos ergonômicos que uma cadeira fixa e sem opçoes.
Além de ficar ereta ou ligeiramente reclinada, a regiao lombar do usuário deve estar completamente pressionada contra o encosto da cadeira, e por ele sustentada. Os pés do trabalhador devem repousar confortavelmente no assoalho ou sobre um apoio para pés — uma plataforma barata que ajuda o usuário a manter a posiçao correta ao sentar, evitando fadiga.
Notebooks e telefones no computador
A HealthyComputing.com dedica uma seçao inteira do site aos "itens ergonômicos móveis", incluindo aí telefones sem fio e PDAs. Nao é preciso dizer que os notebooks sao os maiores causadores de perigos ergonômicos, já que nao é possível ajustar a posiçao do teclado e da tela. Além disso, muitas pessoas os utilizam, literalmente, no colo ou nas mais estranhas posiçoes.
Mas é assim que as coisas funcionam. Se a tela ficar nivelada aos olhos do usuário, significa que os punhos estarao apontando para cima. Manter os punhos relaxados implica olhar para baixo, prejudicando o pescoço.
O melhor conselho é evitar o uso prolongado de notebooks. Se isso nao for possível, use sempre um mouse, nao abra mao do conforto, mude de posiçao com freqüencia e permita-se tirar intervalos regulares.
Nota sobre telefones: O fone de ouvido era uma opçao. Agora, é uma necessidade se voce o utiliza com freqüencia. Nao faz sentido tomar as providencias necessárias para ajustar ergonomicamente o computador, mas continuar prendendo o fone no pescoço enquanto fala por horas. É possível encontrar fones de ouvido por menos de 100 dólares.
Levanta-te e anda — várias vezes
Mesmo tendo em maos a estaçao de trabalho o mais ergonomicamente segura possível, voce pode nao estar livre das lesoes musculoesqueletais. O usuário deve mudar de posiçao e deixar a estaçao de trabalho várias vezes ao dia para evitar o esforço repetitivo. Um profissional da área de saúde com quem trabalho recomenda beber muita água durante a jornada de trabalho. Isso forçará voce a fazer intervalos ao longo do dia.
Monte Enbysk é diretor operacional da Microsoft bCentral, um site da web para pequenas empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.